CENTRAL DE ATENDIMENTO - (91) 4008-8500

Densitometria Óssea

 

O exame de densitometria óssea quantifica a densidade mineral dos ossos para verificar se há algum grau de perda de massa óssea identificando suscetibilidade a fraturas. Serve principalmente para a prevenção, diagnóstico e acompanhamento da osteoporose. O exame demora alguns minutos e é indolor. Para avaliação da massa óssea, a densitometria da coluna lombar e fêmur é a mais indicada. Existe também o exame completo (de corpo inteiro), que serve para medir a composição corporal, discriminando os percentuais de massa magra e tecido gorduroso em cada segmento do corpo. Após o exame, um médico radiologista interpretará os resultados e será criado um laudo com essas informações.

Tecnologia

A CSD foi pioneira em colocar à disposição da classe médica equipamentos com tecnologia Fan-Beam. Trata-se do Hologic QDR (Quantitative Digital Radiography). A tecnologia Fan-Bean possui Raios-x de feixe múltiplo, o que possibilita maior velocidade (até 10 vezes mais rápido que os aparelhos convencionais) e melhor resolução de imagem, permitindo maior precisão no diagnóstico.

Quem deve fazer o exame de densitometria óssea?

  • Pacientes em programas de condicionamento físico ou dietas alimentares.
  • Pacientes com distúrbios alimentares como anorexia e bulimia.
  • Pacientes com obesidade ou atrofia muscular devido ao sedentarismo.
  • Pacientes com deficiência do Hormônio do crescimento.
  • Pacientes com Neoplasias, insuficiência renal ou doenças intestinais crônicas.
  • Pacientes que passaram por cirurgia no sistema ósseo ou fraturas recentes.

Osteoporose

A osteoporose é uma doença metabólica, sistêmica, que acomete todos os ossos. Ataca principalmente as mulheres acima dos 50 anos, sedentárias, que não possuem uma dieta regular. Mais frequente na raça branca e em asiáticas, pode ser combatida com exercícios físicos, exposição ao sol pela manhã, reposição hormonal e manutenção de uma dieta rica em cálcio.

Contraindicação:

O exame não pode ser realizado em pacientes que estão grávidas ou suspeitam de uma gravidez. 15 dias antes do exame o paciente não pode ter realizado exames contrastados (Bario ou Iodo) ou cintilografados (Medicina Nuclear)

Agendar exame de densitometria óssea:

Nossos clientes que desejam agendar exames de densitometria em Belém podem realizar o agendamento online clicando aqui, ou podem entrar em contato com nossa Central de Atendimento, pelo telefone (91) 4008-8500.

Neurologie